Casa Emilien Lacay

Histórico da Casa Emilien Lacay:
 

Em 1989, a Cruzada obteve da Associação de Beneficência Francesa a cessão de um grande terreno localizado em Jacarepaguá. Doado pelo senhor Emilien Lacay, quis em seu testamento, que a propriedade fosse transformada em um projeto social para idosos.  E assim inspirou uma prática inovadora: a convivência entre crianças e idosos em um mesmo espaço de promoção humana.

Parceiros foram mobilizados e uma ampla reforma empreendida, que adaptou o local ao bem-estar e às necessidades de uma clientela com idades tão distintas. Batizada com o nome de Emilien Lacay, a Casa foi inaugurada em 09 de maio de 1990, com  creche para as crianças e idosos no centro de convivência. Desde então, oficinas diversas  são oferecidas aos idosos enquanto o trabalho pedagógico é desenvolvido com as crianças. A integração entre as duas gerações ocorre por meio de atividades sócio-culturais e recreativas compartilhadas, o que assegura lazer, cultura e oportunidades de expressão para esse público, além de estímulo para o fortalecimento dos vínculos afetivos e de hábitos saudáveis de vida. A família também é chamada a participar, por meio de reuniões, troca de informações e realizações em conjunto. A maioria das famílias atendidas é oriunda da Cidade de Deus, mas o projeto abrange os bairros vizinhos do Largo do Anil, Rio das Pedras, Gardênia Azul, Pechincha, entre outros.

A Casa Emilien Lacay, que atende atualmente a 200 crianças (sendo 150 na creche e 50 na Educação Infantil) e 70 idosos no Centro de Convivência, se mantém com ajuda diversos parceiros dentre eles o Sr. Paulo Veiga Ferraz Pereira, Carrefour, a Medidata, ICATU, rede EBX, participações e apoio empresariais da Secretaria Municipal de Educação, entre outros.

A Casa Emilien Lacay funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, conta com uma equipe multidisciplinar, além de valorosos voluntários.

 

Coordenadora Geral : Márcia Bogéa Tavares Juliani

Coordenadora Junior: Vilmara Rodrigues de Abreu

 

Casa Emilien Lacay - Cruzada do Menor
Rua Edgard Werneck, nº 420 - Jacarepaguá
22763-010 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: )21) 2445-9770

Telefax.: (21) 3342-6956 

elacay@cruzadadomenor.org.br

 

 

Sobre a Cruzada do Menor:

A Cruzada do Menor é uma instituição social sem fins lucrativos com 92 anos de trabalho social realizado na cidade do Rio de Janeiro e em Petrópolis. Criada em 1920, com o nome Cruzada Nacional Contra a Tuberculose, para combater a doença, que, na época tinha caráter de epidemia. Hoje, a instituição atende diariamente cerca de mil pessoas entre crianças, jovens e idosos. 

A Cruzada do Menor realizou mais de 4,5 milhões de atendimentos nos últimos 25 anos, atuando em diferentes bairros da Capital e também nos municípios de Petrópolis e Búzios, a Cruzada atualmente atende a aproximadamente 850 crianças na faixa etária de 4 meses a 6 anos, em seis creches:  além da Casa Emilien Lacay na Cidade de Deus, possui o programa Plantando o Amanhã, localizado anexo ao Shopping Nova América, em Del Castilho, atende a 181 crianças; a Creche Tio Beto, em Pedra de Guaratiba, atende a 176 crianças; a Creche Bárbara Wright atendendo a 74 crianças o Centro de Educação Infantil Daschú atendendo 43 crianças e o Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Glória, em Corrêas/Petrópolis com 100 crianças oferece complementação educacional a cerca de 400 jovens de 17 a 19 anos em Del Castilho; mantém um centro de convivência com capacidade para 70 idosos acima de 65 anos na Cidade de Deus e um centro de capacitação que  teve 1055 pessoas certificadas em 2012 em São José do vale do Rio Preto.

 

Compartilhe:: 
Instituição: 
Emilien Lacay