PPP e as escolas da Cidade de Deus

O que é PPP e o que as escolas da Cidade de Deus andam construindo através dele

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP.

O que é PPP – Projeto Político-Pedagógico?

  • É projeto porque reúne propostas de ação concreta a se executar durante determinado período de tempo.

  • É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. (Nova Escola)

Em 2013, temos muitas escolas trabalhando os 100 anos de Vinicius de Morais, mas queremos citar as escolas José Clemente Pereira e CIEP Luiz Carlos Prestes, que estiveram atentas à realidade da comunidade e da escola.

A direção da E.M. José Clemente Pereira começou a observar o entorno da escola e notou que na frente dela os moradores estavam colocando muito lixo e isso com certeza estava levando mal-estar para todos da escola, pois existe o medo de ratos, dengue, etc. Então, junto com os professores, resolveram ter como seu projeto em 2013 “Do lixo ao luxo”, ou seja, o corpo docente e os alunos irão trabalhar juntos para que a área se transforme e deixe de ser um local de acúmulo de lixo, mas se torne algo mais bonito.

No caso do CIEP Luiz Carlos Prestes, já no final de 2012, a direção se reuniu com parceiros e professores para propor um projeto que se trabalhasse o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente: os direitos e os deveres das crianças – correlacionando com o tema “Gentileza gera Gentileza”, pois observaram a grande necessidade de haver uma maior compreensão desde o corpo docente, passando pela criança e chegando ao seu responsável, sobre a importância dos valores na vida das pessoas e o respeito mútuo, com cada um sabendo qual seu direito e dever.

O projeto “Bairro Educador”, que faz parte do programa “Escolas do Amanhã”, da Secretaria Municipal de Educação, e executado pelo CIEDS, esteve nos dois momentos das escolas colaborando no “pensar” sobre como podemos contribuir a conquistar esses objetivos. Serão realizadas algumas ações estratégicas junto com parceiros até junho/2013.

É muito importante que a comunidade também procure se apropriar do que as escolas estão falando no seu PPP para as nossas crianças, afinal, são para nossos filhos e eles, tanto quanto os pais, podem contribuir na melhor qualidade da realização dos Projetos Político-Pedagógicos.

Maria do Socorro Melo Brandão

 

Compartilhe: 
Slideshow: 
0
Instituição: 
Jornal ANPQV