Casa Emilien Lacay

 

Emilien Lacay era um senhor francês que, durante a sua velhice, fora cuidado por uma funcionária. Como reconhecimento à sua dedicação, ele doou parte dos seus bens à funcionária e também uma casa, localizada em um grande terreno em Jacarepaguá, à Associação de Beneficência Francesa. Em testamento, ele declarou que aquele espaço deveria ser utilizado para a realização de um trabalho com idosos. Em 1989, a Rede Cruzada buscava, naquela mesma região, um local em que pudesse desenvolver um serviço de creche, para acolhimento de crianças moradoras da vizinhança, principalmente da Cidade de Deus. Em negociação com a Associação de Beneficência Francesa, a Rede Cruzada obteve em comodato o uso da casa, com a condição de que o desejo do senhor Lacay fosse atendido. E é neste contexto que surge a Casa Emilien Lacay, cujo diferencial é uma prática inovadora que integra, em um mesmo espaço de convivência, crianças e idosos.

A Unidade desenvolve um trabalho intergeracional, promovido por meio de atividades socioculturais e recreativas, compartilhadas entre crianças e idosos, como Contação de Histórias, Teatro, Coral, Capoeira e Artes. Esse modelo permite a troca de afeto, o despertar da curiosidade e o respeito e a valorização do idoso como pessoa produtiva e memória viva da família.

Sua missão é servir a família por meio de ações sócio-educativas centradas no cuidado e no desenvolvimento do potencial de crianças, jovens, idosos e seus responsáveis.

A Casa Emilien Lacay, no ano de 2010 completou 20 anos de existência.