O INPAR – Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência a Criança e ao Adolescente foi fundado em 1910, motivado pelo sentimento de solidariedade por dezenas de crianças, filhas de membros da Igreja Presbiteriana que, devido a uma forte epidemia de febre amarela em Mojimirim, as deixou órfãs. Por iniciativa do rev. Álvaro Reis muitas dessas crianças receberam abrigo, no então orfanato. Anos mais tarde, no Rio de Janeiro, o trabalho foi ampliado, devido a uma nova epidemia, dessa vez por conseqüência da gripe espanhola.
Desde 1923, o INPAR está situado à rua Edgard Werneck, 846 – Jacarepaguá onde já atendeu a milhares de crianças e adolescentes.
Apesar de sua longa existência, o Instituto não deixou de acompanhar as transformações sociais, assim como a evolução de seus conceitos, mudando o paradigma do assistencialismo para o assistencial. Desta forma, o INPAR continua sua missão junto ao ser humano. Uma missão de solidariedade e acolhimento, porém fomentando uma postura empreendedora e autônoma daqueles que verdadeiramente necessitam de oportunidades de integração e inclusão social.
Para tanto é realizado um trabalho social que promove o resgate de valores, sobretudo os valores eternos, que visa ampliar as perspectivas de vida dos moradores da Cidade de Deus que encontram-se em situação de risco social e pessoal. O Instituto atende atualmente a cerca de 250 crianças e adolescentes em atividades gratuitas ligadas ao esporte, educação, arte-cultura e qualificação profissional.
- Representante: Jackson Carvalho Guedes
- Endereço: Rua Edgard Werneck, 846 – Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22763-010
- Telefone:(21) 2445-0458
- E-mail: inpar
@inpar.org.br - Site: www.inpar.org.br